sábado, 22 de agosto de 2009

1º Encontro de Agentes e Gestores Culturais





Aconteceu no último dia 15 de agosto o "1º Encontro de Agentes e Gestores Culturais de Cachoeiras de Macacu", que reuniu lideranças dos municípios de Macacu, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti (esquecemos de algum?) e Niterói..




Compuseram a mesa representantes das Secretarias / Setoriais de Cultura do Partido dos Trabalhadores em nível municipal, estadual e nacional, além do poder executico local (Secretaria de Turismo e Cultura), e a representante do Ministério da Cultura,




Ana Lúcia Pardo..Ana Lúcia versou sobre alguns programas do Ministério, como os Pontos de Cultura, o Programa Mais Cultura, Pontos de Memória, Sistema Nacional de Cultura e outros. Ela reforçou a ideia de que uma Política Municipal de Cultura precisa inserir, em sua formulação, a participação da Sociedade Civil, como única maneira de garantir a aplicação e continuidade da mesma...




O Secretário Mun. de Turismo e Cultura, Osório Luís, juntamente com seu Assessor Silvio Leal, anunciaram a realização da Conferência Municipal de Cultura para o mês de setembro. Afirmaram, ainda, que a proposta de nova Lei do Conselho de Cultura formulada pela secretaria será encaminhada à Câmara de Vereadores antes da Conferência..




Ainda sobre o Conselho, o Grupo de Trabalho Pró-Conselho da Associação de Artistas, também enviará a sua proposta de nova Lei à Câmara, à Secretaria de Turismo e Cultura, ao Gabinete do Prefeito e aos demais associados, após aprovação do texto em Assembleia Geral, como forma de contribuir com o processo legislativo garantindo os anseios da Sociedade Civil em sua formulação. A expectativa é que a Lei final possa contemplar todos as forças envolvidas, tanto o poder público quanto a cadeia produtiva local, atendando às diretrizes do Ministério da Cultura e do Plano Nacional de Cultura.








Acima, Ana Lúcia Pardo (Ministério) e o vereador de Niterói André Diniz.




Por Wellington Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário