sábado, 22 de agosto de 2009

1º Encontro de Agentes e Gestores Culturais





Aconteceu no último dia 15 de agosto o "1º Encontro de Agentes e Gestores Culturais de Cachoeiras de Macacu", que reuniu lideranças dos municípios de Macacu, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti (esquecemos de algum?) e Niterói..




Compuseram a mesa representantes das Secretarias / Setoriais de Cultura do Partido dos Trabalhadores em nível municipal, estadual e nacional, além do poder executico local (Secretaria de Turismo e Cultura), e a representante do Ministério da Cultura,




Ana Lúcia Pardo..Ana Lúcia versou sobre alguns programas do Ministério, como os Pontos de Cultura, o Programa Mais Cultura, Pontos de Memória, Sistema Nacional de Cultura e outros. Ela reforçou a ideia de que uma Política Municipal de Cultura precisa inserir, em sua formulação, a participação da Sociedade Civil, como única maneira de garantir a aplicação e continuidade da mesma...




O Secretário Mun. de Turismo e Cultura, Osório Luís, juntamente com seu Assessor Silvio Leal, anunciaram a realização da Conferência Municipal de Cultura para o mês de setembro. Afirmaram, ainda, que a proposta de nova Lei do Conselho de Cultura formulada pela secretaria será encaminhada à Câmara de Vereadores antes da Conferência..




Ainda sobre o Conselho, o Grupo de Trabalho Pró-Conselho da Associação de Artistas, também enviará a sua proposta de nova Lei à Câmara, à Secretaria de Turismo e Cultura, ao Gabinete do Prefeito e aos demais associados, após aprovação do texto em Assembleia Geral, como forma de contribuir com o processo legislativo garantindo os anseios da Sociedade Civil em sua formulação. A expectativa é que a Lei final possa contemplar todos as forças envolvidas, tanto o poder público quanto a cadeia produtiva local, atendando às diretrizes do Ministério da Cultura e do Plano Nacional de Cultura.








Acima, Ana Lúcia Pardo (Ministério) e o vereador de Niterói André Diniz.




Por Wellington Lyra

Cultura Cachoeirense dá mais um passo em direção ao futuro

Depois de várias reuniões setoriais que aconteceram no Espaço Em Nós, reunindo representantes de áreas variadas da cultura cachoeirense, como múusica, dança, teatro, artesanato e cinema, finalmente foi realizada a primeira reunião com artistas, entidades, organizações e produtores culturais, onde foi apresentada uma proposta de Lei de Conselho de Cultura (que já vinha sendo pensada e analizada pela sociedade civil nos encontros setoriais). O encontro aconteceu na ultima quarta-feira, 19 de agosto, no auditório do prédio da ACECAM.
Segundo Silvio Leal, que responde pela assessoria de cultura da Secretaria, a proposta de Lei de Conselho de Cultura será discutida e avaliada por todos na pré-conferência que acontecerá no dia 2 de setembro, quarta-feira, às 16 horas, no Centro Intereducacional de Cultura e Arte (CICA).
Segundo a Ouvidora e Representante do Ministério da Cultura na Região Sudeste, Ana Lúcia Prado, o nosso Plano Municipal de Cultura terá a participação da Sociedade Cilvil.
Artistas e gestores estiveram presentes na reunição, além de vinte e três entidades, entre elas, representantes do Carnaval de Cachoeiras e Papucaia, artes cênicas, teatro, dança, artesanato, música, capoeira, espaços públicos e privados de cultura, grêmios estudantis, comércio, conselho de turismo, além de secretarias de governo.
A primeira Conferência Municipal de Cultura Acontecerá no dia 23 de outubro.